Futebol carioca: sempre a mesma história

31/07/2015 16:09

Não é de hoje as reclamações sobre os times do Rio. Por mais que os torcedores estejam com os ânimos à flor da pele por causa de jogadores como Guerrero e Ronaldinho Gaúcho, os problemas estruturais continuam.

Em 16 rodadas do campeonato brasileiro o Vasco só venceu três partidas e está na 18ª posição. O Botafogo é líder... Da série B. O time caiu no ano passado depois de vencer apenas nove jogos.

Ouço comentaristas e colunistas de esportes dizendo que o problema todo está na base. Os talentos deveriam ser mais aproveitados pelos times principais: além de sair mais barato para os cofres do clube, a revelação de jogadores seria maior. Mas o que estamos vendo, na maioria das vezes, é que as categorias de base estão se preocupando mais em ganhar títulos do que formar futuros craques.

A criatividade está sendo perdida. Hoje a prioridade é montar um time. Neymar? Caso raro. Uma pena.

Outro grande problema é a falta de infraestrutura. Estados como São Paulo e Minas Gerais são bem mais preparados para treinar os jogadores do que o Rio. Vale lembrar que desde 2003, quando o campeonato passou a ser de pontos corridos, nove campeões foram desses dois estados. Apenas em 2009, 2010 e 2012 o título ficou com times cariocas.

Somando a tudo isso estão as dívidas dos clubes, mas esse é um assunto bem mais longo...

E quem mais sofre com essa situação são os torcedores. Muitos tentam ajudar o time com a compra de camisas ou até aderindo ao programa de sócio torcedor, mas se o time não ganha, sempre há aquela frustação. Daí o problema do futebol carioca volta à tona.