A importância dos pneus na F1

19/01/2020 11:13

Cada um se comporta de um jeito e eu vou te contar como.

Se você está aqui, possivelmente viu o texto em que falo sobre a dificuldade de entender todas as questões da F1, visto que não somos mergulhados nesse universo desde pequenos, como acontece com o futebol. Então, o primeiro tópico a ser abordado será para falar dos pneus.

Olhando assim pode parecer besteira, mas os pneus possuem um grande papel nas estratégias das equipes. Tanto que os que seriam usados em 2020 já causaram até polêmica.

Mas vamos aos dados que você precisa saber para começar a entender as dinâmicas dos pneus. Hoje em dia quem fornece os compostos é a Pirelli e ela conta com sete tipos de pneus.  E entre eles, cinco são para pista seca e dois para molhada.

“Mas por que tudo isso?”

Pois é. Acontece que cada tipo de composto impacta no desempenho do piloto e eles são adotados segundo a estratégia da equipe, de acordo com os disponíveis na corrida. Vamos a eles, começando pelos de pista seca:

C1 – É o pneu mais duro. Ele foi feito para as pistas que exigem mais esforço no apoio sobre o pneu. Ou seja, como aqueles circuitos que possuem curvas rápidas. Ele leva mais tempo para aquecer, mas por outro lado tem mais durabilidade.

C2 – É mais versátil em comparação ao C1 e mostra ampla adaptabilidade em circuitos.

C3 – Está no meio. Ele pode ser usado como macio em pista de alta severidade ou também pode ser o composto mais duro, como em circuito de rua.

C4 – Como ele possui um composto que aquece rapidamente, esse pneu proporciona um pico de performance.  Mas, com isso, a durabilidade é menor.

C5 – É o mais macio de todos. Com ele há um grande ganho de performance e aderência, mas a durabilidade é a mais curta.

Ou seja, se fizermos uma linha, o menor será o mais “duro” (hard – menos aderência, mais durabilidade) e o maior será o mais “macio” (soft – mais aderência, menos durabilidade).

Agora vamos aos pneus de pista molhada, ou “pneus de chuva”:

Verde – Podem ser usados em uma pista molhada (sem lençol d’água) ou em pistas em que a água já está secando.

Azul – É eficaz para chuvas fortes, dando mais aderência em casos como esse.

Agora já dá para começar a entender um pouquinho o motivo de os pneus serem tão importantes. Além disso, vale mencionar também que os pilotos precisam usar pelos menos dois compostos diferentes em uma corrida, o que pode influenciar diretamente na posição deles se a estratégia não for bem realizada. Mas esse já é assunto para outro texto.