Mais um Fla x Flu que entra para a história

06/03/2017 16:29

A final da Taça Guanabara 2017 entre Flamengo e Fluminense poderia ser lembrada por diversos fatores:

- Polêmica da torcida única

- Demora para decidir o local do jogo

- Confronto entre Gustavo Scarpa e Diego

- Ou até pela caneta que Léo Pelé deu em Willian Arão

Mas tudo isso foi mero detalhe no final. O Clássico teve as duas torcidas, foi realizado no Engenhão, Gustavo Scarpa não jogou e a caneta... Bom, isso teve mesmo.

Só que o ponto aqui é outro. O que mais mereceu destaque na partida foi o clima de paz entre as torcidas. Apenas uma ocorrência foi registrada. Durante a semana pouco foi falado sobre o jogo, a bola rolando. As atenções estavam voltadas para as polêmicas. Mas, quando o dia do clássico chegou, tudo ficou para trás e fomos presenteados com um jogaço!

Vou resumir bem rapidinho: o Fluminense começou ganhando, o Fla empatou, virou, aí o Flu empatou e depois ficou na frente de novo e, bem no fim do segundo tempo, o Flamengo empatou em uma cobrança de falta de Guerrero. 3 a 3. Pênaltis. Vitória do tricolor das Laranjeiras.

Foi tudo muito rápido. Sabe aquele jogo onde nada acontece? Então, não foi assim. No Fla x Flu da final tudo aconteceu. Teve torcida para os dois times, gol nos primeiros minutos, gol de pênalti, tiro livre direto, virada, outra virada e muita vontade. Nem parecia que o Flu tinha jogado no meio da semana e passado por uma viagem de 18 horas para chegar ao Rio. E o Flamengo, mesmo com a Libertadores, entrou em campo para ganhar.

Quem gosta de futebol estava precisando ver uma partida como essa. Há tempos não era visto um jogo de Campeonato Carioca tão competitivo assim. Durante a partida, o comentário que mais se ouvia era ‘que jogo!’. Se você acompanha futebol e não viu esse clássico, pode parar tudo o que você está fazendo e vai ver a gravação.

Em um jogo onde não deveria ter um derrotado, a taça foi para o time que mais mereceu a vitória. O Fla x Flu, em sua essência, já é importante, já é admirado, já é um patrimônio do futebol. E essa partida fez jus a tudo isso. Foi gigante!

É assim que tem que ser.

Fotos: Gilvan de Souza/Flamengo e Nelson Perez/Fluminense.