O tempo voa: 15 anos do Penta

30/06/2017 13:53

Hoje poderia ser um dia qualquer, mas há 15 anos a seleção brasileira conquistava o Penta na Copa da Coreia do Sul e Japão. Eu poderia falar dados, analisar jogos, trazer curiosidades, mas decidi falar sobre minhas lembranças.

Há 15 anos eu tinha sete de idade. Sete. Uma criança que já gostava de futebol, mas que ainda estava entendendo o que era o mundo. Uma criança de sete anos que, em 2002, não tinha facilidade de entrar na internet e nem sabia o que era ter a informação na palma da mão. Era outra realidade.

Naquela época a gente tinha que acordar de madrugada para assistir o jogo, e se não conseguisse não existia essa facilidade toda de ver a partida novamente. Mas eu me lembro de algumas coisas da Copa de 2002. Lembro que ninguém queria que o Ronaldo fosse convocado, mas que jogou com um cabelo engraçado. Lembro que a galera falava muito do Romário, mas ele não estava na Copa. Lembro também que o Ronaldinho jogava muito e tinha um goleiro alemão que estava agarrando todas.

Mas o mais interessante é que naquela época eu tinha certeza que a seleção ia ganhar. Não sei o motivo, mas era algo óbvio na minha cabeça de criança. Eu entendia que nossos jogadores eram diferentes e por isso eles tinham que vencer a Copa. E enquanto eu escrevo isso vem a imagem do Cafu levantando a taça.

E tudo isso já faz 15 anos. Quinze. Não parece que já tem todo esse tempo. Depois disso, em 2006, eu pensei a mesma coisa: ‘vamos ganhar’. Mas aconteceu aquilo que eu lembro ser minha primeira decepção futebolística, com 11 anos. Vi que ganhar uma Copa não é tão simples assim e isso me fez valorizar ainda mais a conquista de 2002. Foi quando me interessei mais sobre o assunto. Hoje, 15 anos depois, estou aqui escrevendo para vocês. Mesmo assim, o sonho do Hexa... Ah, esse continua vivo.

*Aliás eu gostaria de aproveitar o post do dia 30 de junho para lembrar da inauguração do Engenhão. Já tem 10 anos! Neste mesmo dia, em 2007, o estádio abria para receber a partida entre Botafogo e Fluminense. O atacante do Flu Alex Dias marcou o primeiro gol, mas a vitória ficou com o Bota. Porém o que me deixou mais surpresa foi lembrar que o atual Nilton Santos foi construído para os jogos Pan-Americanos e isso já tem 10 anos. Depois já teve Copa, Olimpíada e... Passou. Virou lembrança.