Reflexos de um Estadual

29/02/2016 11:43

Campeonato Carioca chegando ao fim e já temos dois times invictos, dois sem estádios para jogar, e um em crise. Muitos já estão prevendo uma catástrofe para o Campeonato Brasileiro, mas, eu penso o seguinte: calma, galera.

Primeiro vamos aos times invictos: Botafogo e Vasco. Até o clássico entre eles, o Bota tinha apenas vencido, e, mesmo assim, a torcida vaiava. Os torcedores não estavam satisfeitos com as atuações dos jogadores em campo. Mas, em General Severiano, o discurso era que o importante seria conquistar os três pontos, ou que ainda estavam em busca de reforços e de uma formação ideal. Ok.

Já o Vasco está muito bem sim, obrigado. Dos quatro grandes o cruzmaltino foi o único que soube aproveitar a base de 2015 e, com isso, o time já começou a temporada entrosado. É uma vantagem. Mas, vale lembrar que o clube venceu o Carioca do ano passado e, no final do ano, foi rebaixado.

Flamengo e Fluminense estão sofrendo por não possuírem uma casa para jogar, e, com isso, acabam se desgastando com as viagens. Além disso, até agora participam de duas competições, com a Primeira Liga. E essa situação interfere no rendimento final dos jogadores. No tricolor, a confusão no ambiente interno ainda tira a tranquilidade do elenco, que precisa conviver com incertezas e trabalhos diferentes. No momento que escrevo esse texto, o Flu está sem vice de futebol, sem diretor de futebol e sem técnico.

Mas em que lugar quero chegar falando tudo isso? Quero dizer que o Estadual ainda mexe com os clubes sim, mexe com os torcedores sim, e bagunça tudo também. Porém ainda não é parâmetro. Não podemos garantir que os times vão ter os mesmos problemas ou sucessos no Brasileirão. São campeonatos completamente diferentes, com adversários mais diferentes ainda.

Mesmo assim, o Campeonato Carioca serve para a preparação dos clubes. Nele, a comissão técnica de cada instituição pode enxergar suas carências e virtudes, para, assim, montar um time mais competitivo para o resto do ano.

Botafogo e Vasco empataram por 1x1. Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo

Botafogo e Vasco empataram por 1x1. Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo