Aproveite a viagem junto com intercâmbio

13/07/2020 10:24

Para aqueles que acham que não é possível estudar e aproveitar uma viagem a Nova York eu digo: é possível sim.

Eu já tinha em mente que em algum momento faria um intercâmbio para aperfeiçoar o nível do meu inglês. A ideia era conviver com os americanos e ter a obrigação de falar inglês no meu dia a dia. E foi isso que eu fiz.

Antes disso eu tive todo um trabalho de pesquisa sobre as escolas, localização, agência de viagens, etc. Então se você está aqui, aposto que está fazendo o mesmo.

Vale dizer também que é bem importante saber quais locais você quer conhecer. Nova York é uma cidade com diversas possibilidades de entretenimento, então é possível fazer um roteiro de acordo com o seu estilo. “Mas Karine, como eu vou fazer meu roteiro se eu não sei o horário da minha escola?”. Calma que eu já vou chegar nessa parte, rs.

Após escolher a cidade, era preciso escolher a escola. Depois de pesquisar o estilo de cada uma, fiquei entre três: Kaplan, Embassy e EC. Um dos critérios que eu buscava era poder estudar de manhã para poder aproveitar o restante do dia na cidade, e saber o horário da escola é muito importante para você poder planejar o roteiro.

Mesmo assim, nenhuma me dava essa certeza aqui do Brasil. Isso porque como temos que fazer um teste de nivelamento, a turma que eu cairia poderia ser em qualquer um dos turnos. A única das três que me dava parte disso era a EC, porque me informaram que cada semana era um turno. Mas pesquise as informações atualizadas mesmo assim.

No final eu acabei optando pela Embassy e neste post eu te conto como foi minha experiência lá. Mas, já posso adiantar que eu consegui estudar de manhã, exatamente como eu queria.

Claro que você pode aproveitar a cidade estudando à tarde, mas o fato de poder estudar de manhã me fazia ter a tarde e a noite livres, sem uma interrupção. Com isso, pude pegar o meu “pré-roteiro” (lembra do lance de saber os locais que você quer ir?) e adaptá-lo para meus dias em Nova York.

Como você também vai estudar na cidade, você não pode simplesmente pegar um roteiro pronto da internet e fazer igual. Isso porque os “prontos” levam em consideração que você vai ter um dia inteiro disponível, e não é o caso.

Então, quando eu fui fazer meu roteiro, eu arrumei ele tirando um período do dia. Nos fins de semana, é claro, é possível encher mais a programação. Então o ideal é colocar os passeios mais demorados no sábado e no domingo. E nos demorados eu quero dizer Estátua da Liberdade, Governors Island, Brooklyn Bridge... Vá por mim, você não vai querer fazer esses passeios com pressa.

Se o horário da sua escola for no período da tarde, coloque os passeios mais leves e próximos a escola na parte da manhã. E, como a aula termina relativamente cedo, ainda vai ser possível visitar locais após a escola, principalmente aqueles que ficam abertos até mais tarde. Sendo NY, isso não vai faltar.

Já pensou ver o pôr do sol no Top of The Rock após a aula? É um dos passeios que você pode escolher. 

Então, resumindo:

-Pesquise escolas que possuem aulas de manhã.

-Faça uma lista de locais que você deseja conhecer, separando por dia, mas considerando que você não vai ter o dia todo. O ideal é colocar os que são perto um do outro no mesmo dia.

-Após a confirmação do seu horário, finalize o roteiro

-Se for estudar de tarde não é o fim do mundo! É só adaptar colocando os passeios mais tranquilos durante a manhã (ninguém quer perder a aula do curso, né?).

Ou seja, o curso não vai atrapalhar em nada a sua estadia na cidade, muito pelo contrário. As aulas agregam mais a experiência. No meu caso, eu pude notar que a rotina em NY complementava o que eu tinha visto em sala de aula. E você? Já teve experiência parecida? Me conta como foi : )    

@karinecbgomes

*post atualizado em 2020.

Comente!