Vale a pena fazer um intercâmbio de duas semanas?

15/07/2020 10:50

Imagina a situação: você quer muito ter uma experiência fora do país, mas só tem o tempo das férias do trabalho. Ou então o dinheiro está mais apertado e não pode bancar muitos meses fora. Sendo assim, o intercâmbio de curta duração se torna uma opção para você.

Só que aí fica a pergunta: será que realmente vale a pena? Eu te respondo que sim.

 Se você procurar intercâmbios de curta duração nas agências especializadas vai ver que há opções a partir de 2 semanas. Ou seja, escolas com 2, 3 ou 4 semanas podem caber no seu período disponível e se adaptar mais ao orçamento. E, aqui entre nós, dá para receber um aprendizado bem bacana nesse tempo.

Em 2018 passei duas semanas em Nova York para estudar inglês. E, baseado nisso, acredito que se você já tem uma boa noção de inglês a experiência é mega válida.  

Como eu já tinha terminado o curso de inglês aqui no Brasil e feito – também – um curso online com professores americanos, já tinha bastante conhecimento da língua. Mas, mesmo assim achava que faltava a vivência lá fora para saber como eles falam no dia a dia. Vida real, sabe? E foi isso que eu busquei. As aulas agregaram muito, mas o mais enriquecedor foi ter aquela rotina por 15 dias.

Eu saía cedo, na mesma hora que eles iam trabalhar, almoçava no horário em que as ruas são tomadas por pessoas comendo quentinha, pegava metrô movimentado, fazia compras no mercado... Tudo isso também fez parte do aprendizado da língua, pois em todos esses momentos era necessário me comunicar.

Já para quem não sabe muito de inglês, a experiência também vai ser boa, mas você não vai sair de lá falando fluentemente em 2,3 ou 4 semanas. Vai aprender bastante, às vezes até mais do que em 1 semestre de curso aqui no país, mas vai ser uma experiência diferente se comparar com uma pessoa que já sabe a língua.

Então, se você já sabe inglês e quer testar na prática eu digo apenas “se joga!”. O legal é que você também vai poder aproveitar a cidade mais confiante. Agora, se você não sabe muito bem a língua e quer aprender do zero, saiba que vai ser um período enriquecedor, mas que você não vai sair de lá falando tudo. O ideal para quem não sabe, e quer começar a aprender lá, é que continue a estudar quando voltar ao Brasil – minha opinião. Neste caso, os cursos normalmente possuem uma prova de nivelamento e é bem possível que você pule um período ou outro.  

Lá em NY eu fiz as aulas na Embassy English e curti bastante. E você? Planeja fazer um intercâmbio de curta duração?

@karinecbgomes

*post atualizado em 2020.

 

Comente!