Como se localizar em Nova York a pé ou de metrô

17/07/2020 16:11

Isso porque é bem mais fácil se locomover depois que você entende

Uma coisa que eu vejo muito nas redes sociais e grupos de viagens são pessoas que se sentem muito inseguras de andar em uma cidade que ainda não conhecem. E quando olham o mapa do metrô, cheio de linhas, cores e direções, acabam pirando demais. Mas, calma. Se você está lendo esse texto, respire e fundo e coloque uma coisa na cabeça: em muitos casos, é mais simples do que parece.

Nesse texto vamos focar em Nova York. A cidade dos sonhos onde parece que todo mundo está com pressa o tempo todo. Mas você é turista, não precisa sair correndo também, ok? Só não fique parando “do nada” no meio da calçada, senão alguém pode tropeçar em você, rs.

Tendo esse pensamento em mente, vamos ao mapa de NY. Clique aqui e observe a ilha de Manhattan. Veja que tem uma parte verde no meio, esse é o Central Park. Ele divide a ilha em leste e oeste (east e west). Repare também que os nomes das ruas são números e isso facilita MUITO a vida. As horizontais são “streets” e as verticais são “avenues”. Essa rua que não é reta, que está cortando outras, é a Broadway. Com isso, a Times Square é onde a Broadway encontra a 7ª avenida com a rua 45.

Você vai reparar que mais pra “baixo” da ilha, as ruas começam a ter nomes, mas vamos primeiro ao básico.

Significado de “Uptown e Downtown”

Você já deve ter ouvido essas palavras, seja em filme ou série. Ou até em outros textos sobre NY. Entender o que elas significam ajuda muito na sua locomoção na cidade.

Lembra que eu falei que as ruas são números? Pois bem. Foque de novo na Times Square no mapa. Veja que ela está na rua 45. Logo depois vem 46, 47, 48... Ou seja, a numeração vai subindo e “Up” é subir. Então, sempre que você estiver em uma rua e quiser ir em outra com um número maior, você está indo sentido Uptown, a parte de cima da cidade.

O inverso também ocorre. Se você está na rua 45 e quer ir para a 34 visitar o Empire State Building, você está indo sentido Downtown, a parte de baixo da ilha.

Andando de metrô

Agora que você já sabe os conceitos de Uptown e Downtown e o que eles são na prática, vamos ao metrô.

Repare que a grande maioria das linhas faz o percurso na vertical. Elas ligam a ilha norte/sul, mas não muito no sentido leste/oeste. O sentido horizontal normalmente é feito a pé ou com ônibus.

Mas, voltando ao metrô. A primeira coisa que você precisa saber é qual linha vai pegar. Usar aplicativos de locomoção, como o Google Maps, ajuda muito nessa parte.

Então digamos que você está na rua 34 e quer pegar uma barca para a Estátua da Liberdade. Com isso, você vai procurar a linha vermelha do mapa, a 1, e quando chegar na estação, vai encontrar a plataforma sentido Downtown, porque você vai “descer”.

Já se você fosse ao Central Park, teria que pegar a plataforma sentido Uptown.

Viu como é simples? Esse é o primeiro passo para você entender a ilha. Mas não se limite a isso! Pegue o mapa, circule os locais que você quer ir, veja onde fica o seu hotel... Quanto mais você souber, mais segura você vai estar ao chegar na cidade.

@karinecbgomes