Pensando em viajar sozinha? Apenas vá!

09/07/2020 14:45

Já conheci alguns lugares dessa forma e posso te dizer que não é ruim.

Eu não sei vocês, mas antes de fazer minha primeira viagem, sempre acessava sites de reservas de hotéis e de passagens e ficava vendo preços e lugares que eu queria visitar. Mesmo sem saber quando eu ia, gostava de ficar acompanhando e planejando destinos aleatórios.

Um dos obstáculos (além do fato de ter que juntar dinheiro, claro) era que eu não tinha uma companhia para ir. Isso porque é difícil você conhecer alguém que queira ir ao mesmo lugar que você, que tire férias no mesmo período que você, que queira fazer o mesmo roteiro e que esteja disposta a ter os gastos de uma viagem – que são muitos.

Então, por que não ir sozinha?

Sei que não é algo fácil para muita gente, principalmente para quem não fala bem a língua do país que vai visitar. Mas, pode confiar, não é impossível e nem é tão difícil quanto parece.

Na minha primeira experiência, eu decidi juntar dois objetivos em um: viajar e estudar. Como vocês viram nesse outro texto, eu fui a Nova York estudar inglês e ainda aproveitei para conhecer a cidade. E sozinha.

O fato de eu ter ido para estudar me deu uma confiança maior para essa primeira viagem, pois eu tinha uma agência de intercâmbio cuidando de todos os detalhes para mim. Além disso, eu pude conhecer outras pessoas no curso que eu fiz. Mesmo assim, eu não parei por aí.

Um ano depois eu decidi conhecer algumas cidades na Europa. O destino inicial era Paris. Apenas. Mas a Europa te convida a conhecer mais, então fiz Madrid, Paris, Roma e Pisa. Até que foi um roteiro corajoso para quem tinha apenas uma viagem no currículo, né?

Pois bem. Viagem marcada, lugares decididos e agora? O que fazer? Bom, a dica principal que eu dou é: estude.

Estude o local que você vai ficar, os arredores, os pontos turísticos que você vai visitar. Precisa comprar ingresso antes? Com quanto tempo de antecedência? Tem algum evento que vai acontecer enquanto você estiver lá?

Outra coisa muito importante é como se locomover. Lá as pessoas andam mais de ônibus ou de metrô? Tem como economizar nos tickets? Qual o horário de funcionamento das linhas? Vale a pena o transporte por aplicativo?

Tudo isso faz você ter mais segurança quando você chega ao local. Não te faz sentir perdida. Confesso que até já dei informação para outros turistas, rs.

Após estudar tudo isso, monte um roteiro. Mesmo que você não fique presa a ele, é bom para ser um guia do que você pode fazer no local. Depois é só juntar todos os documentos/tickets/passagens e partir para o seu destino! Viajar sozinha é bom para quem quer conhecer pessoas novas e também para aquela pessoa que deseja passar um tempo com ninguém. Tudo depende de como você vai agir na viagem.

Pense que você vai poder fazer a programação do jeito que imaginou, sem depender de outra pessoa. Isso tudo no dia que você quiser, no horário que você planejou... Ou seja, vai poder fazer a SUA viagem.

Então, se você quer MUITO ir a um lugar e o seu “problema” é a falta de companhia, que tal parar de enxergar isso como um problema? Apenas faça as malas e vá realizar o seu sonho. Depois você vai se perguntar por que não fez isso antes.

E me conte depois! ;)

@karinecbgomes